A cultura asteca se desenvolveu no atual Vale do México, por volta do século XIII. É dito que eles migraram de outra região lendária chamada Aztlán. Os astecas eram politeístas e seus deuses estavam ligados às forças da natureza, corpos celestes e aos elementos importantes para a cultura, como a agricultura e o milho. Seu panteão incorporava divindades e caracteristicas de outros povos da região, portanto era comum encontrar tanto variações em nome e caracteristicas de tais deuses dentro dos próprios astecas, como semelhanças com divindades de outros povos próximos.
Alguns dos deuses do panteão asteca (logo haverá mais):
Ahuiateotl
O deus da voluptuosidade e um dos Ahuiateteo. Alternativamente conhecido como Macuilxochitl ou considerado um aspecto de Xochipilli.
Ahuiateteo
Os cinco deuses que encarnam os perigos do excesso no comer, no beber e nos prazeres em geral. Cada um deles tem uma data específica no calendário anual, todos com 5, número associado ao excesso. Eles são:
– Macuilxochitl (o mais importante, 5 Flores), deus do jogo e da música;
– Macuilcuetzpalin (5 Lagarto);
– Macuilcozcacuauhtli (5 Abutre);
– Macuiltochtli (5 Coelho) deus da embriaguez;
– Macuilmalinalli (5 Grama).
Em casos de excesso, eles podem trazer infortúnios e doenças.
Atlatonan
Deusa da terra e da água.
Centeotl (Cinteotl)
Um deus do milho. Ele era filho de Toci, ou de Tezcatlipoca e Tlazoteotl. Marido de Xoxhiquetzal e pai de Xochipilli. É um deus associado ao 4º mês, Hueytozoztli. Ele foi o 4º dos nove Senhores da Noite.
Muitas vezes aparece em forma feminina.
Centzon Huitznahua
Os 400 filhos de Mixcoatl que foram alimentados ao sol e que representavam as estrelas do sul. Eles e sua irmã Coyolxauhqui tentaram matar sua mãe Coatlicue, mas foram derrotados por Huitzilopochtli.
Centzon Mimixcoa
Os 400 deuses das estrelas do norte, e associados à Via Láctea.
Centzon Totochtin
Os 400 deuses coelhos do pulque e da embriaguez. Eles são descendentes de Mayahuel e Patecatl e também conhecidos como as divindades Octli. Alguns desses deuses do pulque foram Cohuatzincatl, Ome Tochtli, Papaztac, Patecatl, Quatlapanqui, Teatlahuiani, Tepoxtecatl e Tequechmecauiana.
Eles foram retratados com rostos pintados de vermelho e preto, usando o yaca-metztli, um enfeite de nariz em forma de meia-lua, brincos longos e carregando um escudo.
Chalchiuhtecolotl
Deus da noite e do aspecto negro de Tezcatlipoca.
Chalchiuhtlicue
Deusa da água corrente, lagos, rios, mares, córregos, tempestades, fertilidade e do parto. Ela é a 3ª dos 13 Senhores do Dia e a 6ª dos nove Senhores da Noite.
Essa deusa ajuda Tlaloc a governar o reino paradisíaco de Tlalocan.
Chalchiuhtotolin
Um aspecto de Tezcatlipoca e divindade da noite e do mistério, da doença e da praga.
Chantico
Deusa da fornalha, dos vulcões e do fogo das lareiras. Também conhecida como Cuaxolotl. Ela quebrou um jejum comendo páprica com peixe assado, e foi transformada em cachorro por Tonacatecuhtli como punição.
Chicomecoatl
Deusa da agricultura, da comida, bebida, da nutrição e do milho. Ela é considerada a contraparte feminina do deus do milho Centeotl (ás vezes seu marido), seu símbolo sendo uma espiga de milho. Ela é ocasionalmente chamada Xilonen.
Também é dito de ela ser prejudicial para os astecas, pois era considerada a culpada durante anos de má colheita.
As vezes tratada como uma manifestação de Coatlicue ou Tonacacihuatl.
Cihuacoatl
Deusa mãe, associada à fertilidade, parto, parteiras e a direção oeste. Descrita como uma mulher-cobra e às vezes se dividia em divindades separadas, como Coatlicue, Ilamatecuhtli, Itzpapalotl, Temazcalteci e Tonantzin.
Em alguns aspectos, ela era um ser malévolo, pregando a destruição, mas em um papel mais benéfico, ela é creditada com a invenção da enxada.
Ela é retratada com um rosto meio vermelho, meio preto e usando um cocar de penas.
Sob o aspecto de Cihuacoatl-Quilaztli, ela é uma deusa criadora que fez os seres humanos de ossos moídos a pó e misturados com o sangue dos deuses.
Citlalicue
Também chamada de Omecihuatl ou Tonacacihuatl. Deusa dos céus, criou as estrelas junto com seu marido, Citlalatonac (ou Tonacacihuatl). Ela governa o 3º dos 13 níveis do cosmos asteca.
Coatlicue
Deusa-mãe associada à fertilidade, lua, guerra, governança, agricultura e patrona do parto. Ela era considerada o aspecto feminino do deus primordial Ometeotl. Considerada um aspecto feminino de Ometeotl.
Esposa de Mixcoatl (ou Tlaltecuhtli), e mãe de mais de 400 deuses.
Penas cairam no colo da deusa, com isso ela ficou gravida. Sua filha Coyolxauhqui então reuniu os outros quatrocentos filhos de Coatlicue e os convenceu a atacar e decapitar sua mãe. No instante em que ela foi morta, o deus Huitzilopochtli nasceu totalmente crescido e armado para a batalha. Matando em seguida muitos de seus irmãos e irmãs, incluindo Coyolxauhqui, cuja cabeça cortou e jogou no céu para se tornar a lua. Algumas versões mostram que Huitzilopochtli nasceu a tempo de salvar sua mãe, em outras a criança é Quetzalcoatl.
Ela é representada como uma divindade terrível com cobras em volta da cintura, corações humanos como um colar e com garras nas mãos e nos pés.
Mixcoatl
‘Serpente das Nuvens’, um antigo deus da caça e da guerra, também conhecido como Camaxtli, e associado às estrelas, especialmente a Via Láctea. Ele é o pai do Centzon Huitznahua e Quetzalcoatl. Outras vezes é considerado irmão de Quetzalcoatl, de Huitzilopochtli e Tezcatlipoca. Sendo filho de Tonacatecuhtli e Tonacacihuatl. Ele foi associado ao 14º mês Quecholli, quando festas e caçadas foram realizadas em sua homenagem. É considerado por alguns como um aspecto do Xipetotec.
Fontes:
CARTWRIGHT, Mark. Aztec Pantheon. World History, 2022. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/1034/aztec-pantheon/ . Acesso em: 16/04/2022.
SILVA, Daniel Neves. Astecas. História do Mundo, 2022. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/asteca#:~:text=Os%20astecas%20foram%20uma%20civiliza%C3%A7%C3%A3o,com%20estilo%20de%20vida%20sofisticado. Acesso em: 16/04/2022.
COLEMAN, J.A. The Dictionary of Mythology An A-Z of Themes, Legends And Heroes. Londres: Arcturus, 2007