América Mítica
Neste livro Rosana Rios reconta várias histórias dos povos indígenas e pré-colombianos, coletados entre um grande números de povos que aqui viveram ou ainda vivem.
Rosana divide o livro em tipos de mitos, englobando diferentes povos espalhados pela América, numa tentativa de abranger o maior número de culturas e de histórias, sem se ater as divisões por região geográfica. Desta forma fica mais claro o que há de comum e de singular entre povos tão distantes, como os Inuit, do Alaska, ou os Mapuche Picunche, da Patagônia.
Além das lendas e dos mitos relatados no livro, ao final de cada uma das histórias há uma pequena descrição da história e da cultura do povo indígena da qual esta história se origina.
O que é muito importante porque você acaba aprendendo também sobre estes povos, onde viveram e onde e como vivem hoje em dia. Isso é de um valor inestimável para o leitor
Sem falar nas notas nas laterais das páginas, que são leitura obrigatória. Não para o entendimento do texto, mas para o aprofundamento no entendimento da mitologia como um todo.
O livro é dividido em:
I – Um mundo Escuro e coberto pelas águas: aqui são narrados os mitos cosmogônicos
II- De onde vieram todas as coisas: temos aqui os mitos etiológicos, ou de origem das coisas
III- Caminhos dos Heróis: algumas jornadas de heróis nos são apresentadas, numa apanhado bem interessante.
IV- Aqueles que têm poder: Temos aqui a origem de muitos dos rituais e tabus tribais, tão importantes para os povos indígenas e pré-colombianos.
V – Artes de enganar: Trickster! Os seres enganadores e trapaceiros, que acabam movimentando as histórias. E temos muito disso entre os povos.
VI – Herdeiros da Morte: Os mitos escatológicos aparecem aqui. A origem e significado da morte e conceitos de fim de mundo destes povos que, em alguns casos, não diferem tanto dos do restante do planeta.
Porque lê-lo?
É difícil encontrar livros sobre lendas, mitos e até mesmo a própria história dos povos indígenas e pré-colombianos que não sejam extremamente simplificados ou hermeticamente acadêmicos.
Ao ler América Mítica percebi que é um livro que introduz estas lendas e mitos com variedade dos povos representados, bem organizado e que não subestima a inteligência do leitor. Quem não tem familiaridade com as histórias dos povos indígenas e pré-colombianos vai se sentir à vontade com a sua leitura e aprenderá muito. E quem quiser se aprofundar poderá começar com as referências bibliográficas listadas no final.
É isso o que encontrei neste livro e por isso recomendo sua leitura.
RIOS, ROSANA: América Mítica. Porto Alegre. BesouroBox, 2013
E quem quiser conhecer melhor a autora: Papo Lendário 98: Bate Papo Lendário com Rosana Rios
Já comprei o livro e, pelas suas recomendações, estou empolgada para começar a leitura. 😉
Olá Gabriele
Obrigada pelo comentário.
Espero que goste do livro.
🙂