Papo Lendário #102 — De Volta ao Tempo

Nesse episódio do Papo Lendário. Leonardo Henrique, Juliano Yamada, e Pablo de Assis continuam a conversa sobre viagem no tempo.

Conheça as atuais lendas de viagem no tempo.

Aprenda quais são os paradoxos e “regras” da viagem no tempo.

Entenda como viagem no tempo pode ser uma mitologia

Musica Final: Back in Time — Huey Lewis

LINKS:

Viajante no Tempo

Celular em filme de Chaplin

Festa para viajantes no tempo do Stephen Hawkings (em inglês)

Day of the Doctor: As viagens no Tempo na Mente – entendendo os paradoxos temporais e as implicações para os viajantes

————————————————————————————————————————————————————————–
Padrim do Mitografias

6 comentários em “Papo Lendário #102 — De Volta ao Tempo”

  1. Caras, programa fantástico!

    Devo dizer que bagunçou uma pauta do Os Comentadores que já tinha a minha indicação desta quinzena… agora vou ter que dar um jeito de incluí-los de alguma forma!

    Sobre viagens no tempo, falando em relação à criação de um universo paralelo, percebi que sempre se discute a questão do ponto de vista do viajante.

    “Ah, se o cara voltar no tempo e assassinar seu avô, ele vai criar uma divisão e, com isso, um novo universo paralelo com a realidade ajustada para estes fatos.”

    Ok, nem quero entrar na questão do Paradoxo do Avô. Quero propor outro pensamento.

    O que acontece com as outras pessoas do universo do viajante? Ele deixa de existir? Segue existindo como se o viajante tivesse simplesmente sumido?

    E, penso que talvez nem exista uma divisão, senão uma inclusão de um ponto já vivido, como se fosse um DEJA VU real.

    (Vamos chamar de “Momento Atual” o tempo presente, de onde parte o viajante do tempo)

    http://oi57.tinypic.com/j63g9w.jpg

    Bom, excelente podcast! Me diverti muito com esta conversa!

    Abraços.

    aLx
    Os Comentadores

    1. Escutei agora o episódio do Comentadores, valeu mesmo pela indicação de vocês. O comentário do Alx estará na próxima Leitura de Pergaminhos.

  2. Muito bom o tema!

    Uma coisa que gosto em Doctor Who é que a série sempre abraçou a ideia da viagem no tempo necessariamente causar paradoxos, sendo um problema da consciência conseguir apreendê-los.

    Na série clássica, se mostrava, por exemplo, houve um momento em que o quatro doutor mostrou um futuro em que ele não interferiria em determinada situação para convencer a Sarah Jane da necessidade deles intervirem…

    O futuro na Terra mostrado pelo primeiro doutor, no qual sua neta fica, é simplesmente impossibilitado quando a série atual iniciou com a destruição de Gallifrey por exemplo…

    Isso que é interessante, a maneira como a série abraça o paradoxo permite pensar a viagem no tempo de maneira extramamente interessante.

    Tudo de bom a todos e a discussão foi muito boa!

    Tiago

    RandomCast – http://randomcast.com.br
    Nerdópole – http://nerdopole.com.br

  3. Ouvi os podcasts 101 e 102 e posso afirmar que sou um viajante do tempo. Mas um futuro próximo, um ano e meio no futuro, quase terminando 2015 e iniciando 2016. E posso afirmar que vcs continuam fazendo podcasts, inclusive ganhei um livro de vcs, li inteiro e adorei 🙂 Ah sobre a previsão de uma guerra nuclear em 2015, ainda pode ocorrer, tem quase 2 meses pra encerrar e é só olhar a Rússia com o Estado Islâmico. Ah e mês que vem estreia o filme do Star Wars. Agora vou viajar pro futuro novamente. 🙂

Comentários encerrados.